Mais uma Libertadores está começando (pelo menos a fase de grupos). A competição tem uma atmosfera única. Sim, é MUITO desorganizado (principalmente quando comparamos com a UEFA Champions League), acontecem coisas insólitas como a mudança do regulamento, participam times de outros continentes e outras bagunças à la sulamericana, mas é uma competição dificílima e de muito prestígio, além de ser uma alegria única para o vencedor.
Particularmente falando, é minha competição favorita. Pelo clima das partidas, pela rivalidade feroz que ela gera e pelas histórias maravilhosas que ela proporciona.
Nessa Libertadores temos times brasileiros muito fortes para a disputa do título, mas nem todos vão longe na competição. Vamos por tópicos:
- Fluminense: entra como campeão brasileiro e só. O técnico é um fracasso em fases mais agudas da competição (vide os fracassos que teve com o São Paulo), o time vive com peças importantes contundidas e caiu num grupo casca grossa, dois times que são fortes em casa e uma complicada e desagradável viagem ao México. Pode chegar à fase eliminatória e, a partir daí, é possível acreditar no naufrágio tricolor pela falta de habilidade de seu treinador neste tipo de competição. Na minha opinião, cai nas quartas;
- Internacional: vai entrar motivado para tentar apagar o fracasso do Mundial de Clubes. Tem um bom time e com conjunto e um bom técnico (fez os melhores trabalhos nos brasileirões de 2007/2008/2009). Pode chegar nas semi-finais, talvez não vá mais longe pela perda de algumas peças. Na minha opinião, cai nas semi;
- Grêmio: o menos talentoso dos brasileiros, mas talvez o que mais sabe usar o fator casa, além de ter um antigo ídolo da torcida no banco. Por ironia, caiu no grupo mais fácil entre os brasileiros. Pode chegar nas quartas, o fator casa pode não ser suficiente para chegar em fases mais agudas. Na minha opinião, cai nas quartas em partidas dramáticas. Gostaria de ver um confronto em mata-mata contra o Internacional;
- Cruzeiro: tem um time muito consistente, que joga junto há um bom tempo, mas que peca na hora de ser incisivo para decidir, lembrando-se da final da Libertadores de 2009. Cuca tem a Libertadores engasgada após ele ter sido roubado pela arbitragem em 2004, isso pode ser um fator extra a motivá-lo. Pode chegar na semi. Na minha opinião, chega nas semi e será eliminado devido à falta de agressividade para decidir;
- Santos: o mais talentoso, caiu num grupo relativamente fácil, tem um bom grupo de jogadores e um técnico bom que necessita de títulos. É um dos grandes favoritos dessa Libertadores, por todo o investimento que rodeia a equipe. Tem MUITO time para chegar na final e fazer dois confrontos históricos com quem quer que seja. Na minha opinião, chega na final, mas não ouso em falar que será o campeão.
Vale lembrar que este blog sempre fará força para não cometer o famoso "pachequismo" de achar que todos os times brasileiros são favoritos contra quem quer que seja. Teremos times muito bons na disputa dessa Libertadores, como os sempre complicados times colombianos, o tradicional Nacional-URU, o bom time do Vélez Sarsfield, uma LDU que aprendeu a disputar a competição e um Estudiantes-ARG que, contornando o problema com Sabella, pode ir muito longe na competição, além de outros times que podem pintar como surpresa e Independiente-ARG e Peñarol-URU que podem se arriscar a recuperar o prestígio perdido.
Meu único lamento são as ausências de Boca Juniors-ARG, River Plate-ARG e São Paulo pelas históricas participações dessas equipes no torneio, mas muito provavelmente essas equipes não fizeram por onde merecer a vaga na importante competição continental.
Que comece e seja inesquecível...
Filho... vai escrever bem assim lá na PQP!!! Sou sua fã... o que eu posso fazer? Nada a acrescentar... comentário perfeito, conciso, super bem escrito, sensacional! Tem muito jornalista que não tem sua redação, brilhantismo e, acima de tudo, caráter para assumir uma posição, pois comportam-se como umas "vendidas"... Parabéns! Amei...
ResponderExcluirO que achou da Seleção SPFC/SFC sub-20? kkkkkkkk
ResponderExcluir