Futebol Randômico

Futebol Randômico
A necessidade de um "blá-blá-blá" com futebol

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Copas e Arbitragens

    A Copa de 2002, na Coréia do Sul e no Japão, suscitou diversos protestos contra arbitragens, principalmente em jogos da Coréia do Sul e do Brasil. Na época, acreditei bastante nisso e não conseguia ver de outra forma. Hoje, penso muitas coisas diferentes, tanto pelo contexto quanto pelo avanço do tempo. É interessante faezr isso, você comprova a mudança do seu ser. Pode ser que daqui a 7 anos eu pense diferente de agora.
    Alguns lances foram, acredito eu, erro mesmo, não de forma deliberada, como por exemplo o pênalti do Brasil contra a Turquia na estréia. Se virmos o lance em câmera lenta, parece que o árbitro quis ver aquele pênalti. Mas o lance não ocorreu em câmera lenta e, por essa ótica, o lance foi rápido demais, completamente passível de erro.
Por outro lado, houveram, de fato, arbitragens desastrosas, como no jogo entre Coréia do Sul e Itália. Totti, no começo do jogo se não estou enganado, deu uma cotovelada num jogador coreano e deveria ter sido expulso, e não foi. Mas ninguém fala isso. Nada como ser uma potência do futebol.
    Quis, ao rememorar tudo isso, dizer que arbitragem, de fato, pode mudar um jogo. Mas e se Vieri fizesse o gol que ele perdeu bizonhamente no fim do jogo? A história seria outra, não? A má arbitragem seria derrotada. Já aconteceu jogos em que uma péssima arbitragem foi derrotada, um dos mais abruptos foi o confronto semifinal da Libertadores em 2005 entre São Paulo contra o River Plate.
    Arbitragem pode mudar resultados de jogos e classificações, mas não tanto quanto pensamos.