Futebol Randômico

Futebol Randômico
A necessidade de um "blá-blá-blá" com futebol

terça-feira, 26 de abril de 2011

E começa PRA VALER a Libertadores!

Eu iria escrever este post antes, mas obrigações acadêmicas me impediram da execução de tal tarefa, mas enfim...

Estou acompanhando neste exato momento Grêmio x Universidad Católica. Antes do jogo fiquei ressabiado, estava muito na cara que daria um GreNal. Já vi jogos da Universidad Católica e vi um time bem "encardido", difícil de ser batido. Meus prognósticos não estavam tão enganados: não teremos um GreNal, uma vez que o Grêmio já tomou dois gols em casa e está perdendo. Pode até ganhar, mas no Chile, será muito difícil de segurar. Me atrevo a cravar o Universidad Católica como classificado.
A parte deste jogo, a fase eliminatória vai começar. É quando, raras algumas exceções, a Libertadores começa de fato, mas raras algumas exceções, também há confrontos de fácil prognóstico. Vamos segmentar os confrontos, para facilitar a visualização:

  • Once Caldas x Cruzeiro:
Um confronto contra times colombianos é sempre complicado. Do que vi do Once Caldas, é um time bem conservador, que joga apenas na segurança e apenas arma contra-ataques, ou seja, "joga por uma bola". O Cruzeiro será testado por ter de criar os espaços, tomar as rédeas da partida, apesar da baixa categoria colombiana, mas é um time aguerrido. Na minha opinião, o Cruzeiro passa, mas com dificuldade.
  • Vélez Sarsfield x LDU:
O mais equilibrado dos enfrentamentos. Não tem favorito e ambos os times jogam bem em casa. O que decidirá será quem conseguir um melhor resultado fora. Vejo a LDU com um ligeiro favoritismo, mas nada muito disparado. Não haverá surpresa neste enfrentamento, pode passar qualquer um dos dois. Acho que o Vélez se superará e avançará na competição, mas em duas batalhas épicas.
  • Santos x América (Mex):
O Santos vem em uma crescente realmente amendrontadora para quem almeja este título. O América, como todo time mexicano, não encara a Libertadores com seriedade. Isso pode pesar a favor do Santos, além do seu mérito e talento. creio que o time paulista passa sem maiores sustos.
  • Jaguares x Junior Barranquilla:
Mesma toada do confronto anterior, um time mexicano contra um time que se encontra bem na competição, com o agravante de que o favorito decidirá em casa. O Junior apresenta-se com grande eficácia, promete chegar longe na competição. Me parece que passará por este adversário sem maiores sustos.
  • Estudiantes x Cerro Porteño:
Um confronto que só não é mais equilibrado do que Vélez x LDU pelo fato de que há uma disparidade técnica latente entre ambas as equipes. O Estudiantes é um time mais qualificado e que vem de boas campanhas na Libertadores. O Cerro Porteño vem apoiado na classificação heróica perante o Colo Colo fora de casa. Acredito que o Estudiantes passará com uma certa dificuldade.
  • Peñarol x Internacional:
Um confronto de duas equipes de tradição na Libertadores, embora o Peñarol não seja mais a mesma equipe que chegou a conquistar o mundo três vezes. Precisaria de duas partidas sobrenaturais para passar de fase. Acredito que o Internacional passará de fase sem grandes dificuldades.
  • Fluminense x Libertad:
O Fluminense veio de uma classificação na bacia das almas e conta com muitos problemas internos, sejam estruturais, sejam de jogadores que romperam com o time. Veio batendo na trave e enfrentará um time que vem beliscando o título há um certo tempo, mas que não consegue sair muito disso. Há um certo equilíbrio neste confronto, mas creio que o momento do Fluminense não seja favorável. Acredito que o Libertad se dará bem nessa, se tiver cabeça, mas é um confronto equilibrado também.

Bom, essas são impressões, estou passível de erro. Estou me apoiando em outro momento destes times, vamos ver se isso se confirmará. Tomara que seja inesquecível.