Futebol Randômico

Futebol Randômico
A necessidade de um "blá-blá-blá" com futebol

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Começar num bom momento

Escolho um bom momento para começar este blog. É um momento bem turbulento no futebol mundial, o que significa que é um momento apto para diversas análises e discussões, pois podemos estar em rumo a novos paradigmas do esporte bretão. Vou começar com a participação brasileira na rodada da pré-Libertadores, mas de forma mais específica:
É lógico que fiquei feliz com a eliminação alvi-negra. Não poderia ser diferente, sou ser-humano e torcedor de um rival, se fosse ao contrário, é óbvio que a mesma coisa aconteceria só que em direção vetorialmente oposta, futebol é isso. A passagem do Grêmio ficou de bom tamanho, por ser um time com muita tradição no torneio e o confronto contra o Internacional, que adquiriu tradição na competição, torna a Libertadores mais atraente por haver a iminência do confronto que faria o torneio pegar fogo. Essas são as considerações mais generalizadas, vou me ater à empreitada dos alvi-negros.
A eliminação teve uma faceta surpreendente, pelos alto salários do elenco alvi-negro, pela badalação vivida aqui no Brasil (em parte pelo "pachequismo" que aqui reina), pela IMENSA expectativa que a torcida sustenta na disputa da competição e pelo fato de nenhum time brasileiro ter sido eliminado nessa fase da competição desde que ela passou a ser disputada em 2005. Mas por outro lado, não é bem assim que funcionam as coisas. Tanto o Deportes Tolima quanto o clube alvi-negro ocupam a nona colocação no ranking de seus respectivos países feito pela Conmebol. Claro que o nono lugar no Brasil vale mais do que na Colômbia, mas isso visa mais o tamanho de seus times dentro de seus países. Mas a comparação fica mais obscura quando observamos a melhor campanha de ambos na história da competição: a melhor participação do Tolima foi chegar à semi-final em 1982, e a dos alvi-negros foi em uma semi-final em 2000. O Tolima precisou de 5 participações para tal feito, os alvi-negros precisaram de 9. Se analisarmos por esse espectro, quem passasse não poderia ser considerado zebra. O que tornou zebra foi o cotejo entre os investimentos que ambos os times fizeram, o dos alvi-negros, indubitavelmente, foi MUITO superior ao dos colombianos, aliás, se é que os colombianos investiram, posto que perderam diversas peças após a boa participação na Copa Sulamericana do ano passado.
A sanha dos alvi-negros em conquistar o torneio é devido aos seus rivais todos já terem pelo menos uma conquista, e isso acaba por pressionar todos os envolvidos. Um grupo de Libertadores é montado não com contratações, mas com o que se vive no dia-a-dia do futebol. As alegria, os traumas, as vitórias, as derrotas e, por que não, os empates formam o time com consistência de campeão de uma competição tão difícil. Um time com tal vivência não se desesperaria como os alvi-negros se desesperaram após tomar o primeiro gol na partida em Ibagué, ou jogaria com maior sabedoria a partida de ida na edição passada na eliminação contra o Flamengo, ou teria mais calma quando era mais time que o Palmeiras e poderia ter liquidado o jogo e por aí vai.
Não se montam times para temporadas, os times são montados de acordo com a história de cada clube.

Cena comum nas participações alvi-negras na Libertadores
                                        

2 comentários:

  1. Espetacularmente bem escrito, articulado e inteligente! Certamente serei uma seguidora assídua desse blog... Tá certo que eu te amo... mas não é só por isso, não! Se você fosse meio burrinho, eu iria te amar da mesma forma! :] Mas é brilhante... fazer o quê??? Agora, falando do futebol: tudo o que depende de ESFORÇO, de MÉRITO, que não pode ser "arranjado", definitivamente não faz parte da história desse clube! Forjaram-se na forma das benesses, das migalhas, das concessões, da politicagem, da mediocridade, da desonestidade, da imprensa prostituída, e colhem os resultados provenientes desta opção. É isso o que penso: se plantar uma semente de abacate, não poderá colher morangos! Às vezes, colherá mesmo (to)limas... :) Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer aos fundadores históricos daquele time situado na Av. Marginal sem número, muito obrigado por nos ter dado algo que nos diverte há muito tempo. Obrigado fundadores!
    hahahahahahahahahaha.
    Célio Angeloni.

    ResponderExcluir