Futebol Randômico

Futebol Randômico
A necessidade de um "blá-blá-blá" com futebol

segunda-feira, 23 de maio de 2011

E começa o campeonato mais sensacional do país

Começou o campeonato mais sensacional do país, o Brasileirão. Competição disputada desde 1959 e que passou por diversas fórmulas (a exemplo de muitos países europeus, que ninguém se engane), apenas a partir de 2003 passou para os pontos corridos, o sistema de disputa que premia o melhor trabalho e que funciona a longo prazo. O que mais nos traz esperança neste tipo de campeontao é que ele mude a mentalidade do futebol brasileiro, nos fazendo evoluir.

Uma prova dessa evolução é que o discurso de que temos 12 times grandes disputando o campeonato está se esvaziando. Nunca acreditei nisto, o mata-mata é enganoso, ele pode destruir bons trabalhos e legitimar trabalhos ruins, como muito tivemos por aqui. Creio que temos, se muito, 5 times disputando, de fato o título.
Estamos construindo uma nova elite constituída por Grêmio, Internacional, São Paulo, Santos e Cruzeiro. Estes times sempre estiveram disputando o campeonato, o resto ganhou quando houveram ou resultados contaminados ou deram sorte. E assim, possivelmente, será constituído nosso campeonato daqui em diante.
Para este campeonato eu divido os times da seguinte forma: lutam para não cair (times que já seriam heróicos por se manter na primeira divisão), limbo (times que não cairão, não serão campeões e não irão para a Libertadores - 2012, talvez belisquem uma Sul-Americana), Sul-Americana (times que podem ir pra Sul-Americana, e que talvez belisquem uma Libertadores), Libertadores (times que podem ir para a Libertadores) e postulantes ao título.

Ontem ocorreu a primeira rodada, minha idéia era postar isso antes dela acontecer, mas não foi possível, mas aí vai.

Lutam para não cair: Avaí, América (MG), Atlético (GO), Bahia, Figueirense e Atlético (PR). Os 4 primeiros aqui citados são os favoritos para tal situação.

Limbo: Ceará, Botafogo (RJ), Atlético (MG). Ainda acrescento o Figueirense e o Atlético (PR), não creio que ambos caiam. Arrisco a dizer que os dois primeiros e os dois últimos citados são favoritos para tal situação.

Sul-Americana: Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Coritiba, corintians, Palmeiras, Santos e Grêmio. Este último eu não colocaria neste grupo, mas diferentes circunstâncias me forçam para tal. O Grêmio está com um time ruim mesmo.

Libertadores e título: Santos, Internacional, Cruzeiro, São Paulo. Este grupo está imprevisível, mas intrínseco um ao outro. Sim, o Santos está em dois grupos diferentes, dependerá do seu futuro na Libertadores deste ano: se campeão, entra na Sul-Americana; se não, entra neste grupo. O Cruzeiro é o menos favorito, pela falta de poder decisivo de seu clube nos últimos tempos, mas é time de chegada. O São Paulo se incluirá, de fato, neste grupo, se resolver crises internas. O Internacional tem um bom time.

Indo na onda que está se propagando, vou me arriscar na posição de cada clube no campeonato. É um mero chute:

1 - São Paulo (se resolver crises internas)
2 - Cruzeiro
3 - Internacional
4 - Palmeiras
5 - Vasco da Gama
6 - Flamengo
7 - Atlético (MG)
8 - corintians
9 - Grêmio
10 - Coritiba
11 - Fluminense
12 - Santos
13 - Atlético (PR)
14 - Botafogo (RJ)
15 - Ceará
16 - Figueirense
17 - Avaí
18 - Atlético (GO)
19 - América (MG)
20 - Bahia

É um chute, errarei em muitas posições, mas no fim do ano faremos um balanço.
Será inesquecível.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Já temos os quatro melhores times da América do Sul em 2011

E assim a Libertadores vai chegando ao fim: participantes com nível técnico melhor do que nos últimos anos, equilíbrio creio que até o fim, partidas memoráveis, recuperações e decadências. Fazendo um balanço das quartas-de-final, este blogueiro se saiu melhor, com 75% de aproveitamento de acerto, errando justamente por, levianamente, não acreditar na mística da fênix do futebol. Até o momento, temos quatro times na disputa pelo título mais desejado DAS AMÉRICAS (sim, das Américas, a América do Norte e Central gostariam de ter esse prestígio): um argentino, um brasileiro, um paraguaio e um uruguaio, os países com mais tradição no futebol das Américas. Analisando já nas quartas, achava grande a possibilidade de uma final Brasil x Argentina, e é isso o que tendencia se confirmar.

O Peñarol já foi longe demais, o que é extremamente positivo para a ressurreição do futebol celeste, já são três semi-finais consecutivas em três anos: em 2009 e 2011 times uruguaios nas semi-finais de Libertadores, e no Mundial de 2010, uma semi-final que não acontecia havia 40 anos. Repito: algo muito bom está acontecendo no futebol uruguaio.

Vamos aos confrontos, seguindo o já estabelecido padrão:

  • Santos x Cerro Porteño
Já está na hora de o Santos fazer um confronto que não demande de tanto sangue para sobreviver: a primeira fase foi um sufoco, as oitavas-de-final foi na bacia da almas e as quartas-de-final poderia ter sido mais tranquila. Não tem jogado com inteligência. Vai pegar um time inferior, que já conhece e já venceu. É a chance da equipe santista demonstrar futebol na Libertadores, o que poderia motivar o time para uma possível final, ainda mais entrando favorita como está. Creio que o Santos chegará em sua quarta final de Libertadores, o que não me dá segurança é sobreviver como tem sobrevivido. A sorte é pegar um time muito inferior como é esse do Cerro. É hora de jogar para confiar.
  • Peñarol x Vélez Sarsfield
Vai parecer implicância, mas digo desde já que gosto do futebol uruguaio, gostaria de ver todo ano pelo menos um time uruguaio nesta situação, mas o Vélez fez os jogos mais tranquilos dentre os semifinalistas. Uniu talento, inteligência e raça com maestria, ou seja, está com a já consagrada receita da Libertadores na mão. HOJE, é favorito, parece ser páreo fácil para fazer a final e até para o título. Mas o Peñarol tem conseguido equilibrar os jogos na raça e na tranquilidade. Incrível como o time não se desesperou ao sofrer o segundo gol diante da Universidad e buscou o gol. Promete ser um confronto equilibrado, mas creio que o Vélez irá para a grande final.

Será inesquecível.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Libertadores se afunila

Para começar, este blogueiro começa fazendo um balanço dos confrontos das oitavas-de-final da Libetadores por ele projetado:

Dos 8 confrontos, acertei 4 dos classificados. Errei duas zebras e dois confrontos imprevisíveis. É impressionante como os times brasileiros não sabem jogar Libertadores. O jogo só acaba quando termina e a maioria esmagadora não sabe disso. Quando surge um time com talento abaixo da crítica mas que joga como "gente grande" os times brasileiros, mesmo com talento mediano ou até acima tremem. Isso também pode simbolizar a decadência do futebol brasileiro há tanto tempo neste espaço observado.

Vai começar as quartas-de-final e, para manter minha fama de sistêmico, farei do mesmo jeito das oitavas a análise:

  • Once Caldas x Santos:
O time colombiano jogará apenas por uma bola mais do que nunca, se fechará e tentará ganhar essa vaga na manha. Considero que o Once Caldas sai na frente no confronto sem nem ter jogado. E é por isso mesmo: ontem jogou pelo campeonato colombiano sem 6 titulares, enquanto o Santos dá demasiada importância para algo sem importância, por mera politicagem. Jogou com time titular e já perdeu Ganso por cerca de um mês, ou seja, voltaria apenas numa eventual final. O time está extenuado, o empate na Colômbia (onde o jogo é sempre duro) será um bom resultado, obrigatoriamente, com gols. Vejo um encontro que se equilibrou pela falta de planejamento santista, mas creio que, apesar dos muitos erros, o Santos chegará às semi-finais após 7 anos.
  • Jaguares x Cerro Porteño:
Encontro equilibrado, jogar no México é sempre muito "chato", as viagens são longas, a torcida visitante não comparece muito, os times são bons e descompromissados. O Cerro decide em casa, mas precisa buscar o gol fora e jogar em casa tranquilo, para que não aconteça o que aconteceu com o bom time do Junior Barranquilla. Creio que o Cerro seja favorito pelo compromisso com a competição e a motivação de enfim voltar a disputar uma semi-final e tentar uma "vingança" num possível encontro com o Santos. Creio que dará Cerro, com possibilidade grande de se classificar, novamente, nos pênaltis.
  • Libertad x Vélez Sarsfield:
Dois times que fizeram grandes jogos em casa, mas apenas o Vélez fez um bom jogo na casa do adversário contra a sempre complicada LDU. Ambos os times beliscam a Libertadores faz um certo tempo, são times de chegada e que fazem bons jogos em casa. O mais equilibrado das quartas-de-final, impossível traçar uma previsão muito acurada, mas num chute, creio que o Vélez leva a melhor. Passará quem fizer uma partida fora de casa melhor.
  • Peñarol x Universidad Católica:
Confronto de um bom time contra uma camisa histórica que está se levantando junto com a Celeste Olímpica. A Universidad Católica tem um bom time e o mais importante, está sabendo jogar a Libertadores. Fez duas boas partidas contra o Grêmio e, na minha visão, entra como favorita para seguir na competição. O Peñarol se superou demais contra o Internacional, fez jogos épicos e avançou para as quartas-de-final, fato que não ocorre há anos. Algo de muito bom está acontecendo no futebol uruguaio, aos poucos eles vão retomando seu espaço perdido. O confronto é equilibrado: o Universidad é um time bom e o Peñarol vai com a camisa, tradição e torcida, mas o time consegue ser "apenas encardido". Num chute, digo que o Universidad passa, mas com dificuldades.

A Libertadores se afunila e vai ficando cada vez mais emocionante. Temos ainda na disputa um time brasileiro, um time colombiano, um time mexicano, um time argentino, um time uruguaio, um time chileno e dois paraguaios. Se os dois times paraguaios passarem, se enfrentarão na semi-final. Temos 7 países disputando a taça da competição mais difícil e charmosa do mundo. Que seja inesquecível.