Começou o campeonato mais sensacional do país, o Brasileirão. Competição disputada desde 1959 e que passou por diversas fórmulas (a exemplo de muitos países europeus, que ninguém se engane), apenas a partir de 2003 passou para os pontos corridos, o sistema de disputa que premia o melhor trabalho e que funciona a longo prazo. O que mais nos traz esperança neste tipo de campeontao é que ele mude a mentalidade do futebol brasileiro, nos fazendo evoluir.
Uma prova dessa evolução é que o discurso de que temos 12 times grandes disputando o campeonato está se esvaziando. Nunca acreditei nisto, o mata-mata é enganoso, ele pode destruir bons trabalhos e legitimar trabalhos ruins, como muito tivemos por aqui. Creio que temos, se muito, 5 times disputando, de fato o título.
Estamos construindo uma nova elite constituída por Grêmio, Internacional, São Paulo, Santos e Cruzeiro. Estes times sempre estiveram disputando o campeonato, o resto ganhou quando houveram ou resultados contaminados ou deram sorte. E assim, possivelmente, será constituído nosso campeonato daqui em diante.
Para este campeonato eu divido os times da seguinte forma: lutam para não cair (times que já seriam heróicos por se manter na primeira divisão), limbo (times que não cairão, não serão campeões e não irão para a Libertadores - 2012, talvez belisquem uma Sul-Americana), Sul-Americana (times que podem ir pra Sul-Americana, e que talvez belisquem uma Libertadores), Libertadores (times que podem ir para a Libertadores) e postulantes ao título.
Ontem ocorreu a primeira rodada, minha idéia era postar isso antes dela acontecer, mas não foi possível, mas aí vai.
Lutam para não cair: Avaí, América (MG), Atlético (GO), Bahia, Figueirense e Atlético (PR). Os 4 primeiros aqui citados são os favoritos para tal situação.
Limbo: Ceará, Botafogo (RJ), Atlético (MG). Ainda acrescento o Figueirense e o Atlético (PR), não creio que ambos caiam. Arrisco a dizer que os dois primeiros e os dois últimos citados são favoritos para tal situação.
Sul-Americana: Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Coritiba, corintians, Palmeiras, Santos e Grêmio. Este último eu não colocaria neste grupo, mas diferentes circunstâncias me forçam para tal. O Grêmio está com um time ruim mesmo.
Libertadores e título: Santos, Internacional, Cruzeiro, São Paulo. Este grupo está imprevisível, mas intrínseco um ao outro. Sim, o Santos está em dois grupos diferentes, dependerá do seu futuro na Libertadores deste ano: se campeão, entra na Sul-Americana; se não, entra neste grupo. O Cruzeiro é o menos favorito, pela falta de poder decisivo de seu clube nos últimos tempos, mas é time de chegada. O São Paulo se incluirá, de fato, neste grupo, se resolver crises internas. O Internacional tem um bom time.
Indo na onda que está se propagando, vou me arriscar na posição de cada clube no campeonato. É um mero chute:
1 - São Paulo (se resolver crises internas)
2 - Cruzeiro
3 - Internacional
4 - Palmeiras
5 - Vasco da Gama
6 - Flamengo
7 - Atlético (MG)
8 - corintians
9 - Grêmio
10 - Coritiba
11 - Fluminense
12 - Santos
13 - Atlético (PR)
14 - Botafogo (RJ)
15 - Ceará
16 - Figueirense
17 - Avaí
18 - Atlético (GO)
19 - América (MG)
20 - Bahia
É um chute, errarei em muitas posições, mas no fim do ano faremos um balanço.
Será inesquecível.
Futebol Randômico
A necessidade de um "blá-blá-blá" com futebol
segunda-feira, 23 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Já temos os quatro melhores times da América do Sul em 2011
E assim a Libertadores vai chegando ao fim: participantes com nível técnico melhor do que nos últimos anos, equilíbrio creio que até o fim, partidas memoráveis, recuperações e decadências. Fazendo um balanço das quartas-de-final, este blogueiro se saiu melhor, com 75% de aproveitamento de acerto, errando justamente por, levianamente, não acreditar na mística da fênix do futebol. Até o momento, temos quatro times na disputa pelo título mais desejado DAS AMÉRICAS (sim, das Américas, a América do Norte e Central gostariam de ter esse prestígio): um argentino, um brasileiro, um paraguaio e um uruguaio, os países com mais tradição no futebol das Américas. Analisando já nas quartas, achava grande a possibilidade de uma final Brasil x Argentina, e é isso o que tendencia se confirmar.
O Peñarol já foi longe demais, o que é extremamente positivo para a ressurreição do futebol celeste, já são três semi-finais consecutivas em três anos: em 2009 e 2011 times uruguaios nas semi-finais de Libertadores, e no Mundial de 2010, uma semi-final que não acontecia havia 40 anos. Repito: algo muito bom está acontecendo no futebol uruguaio.
Vamos aos confrontos, seguindo o já estabelecido padrão:
Será inesquecível.
O Peñarol já foi longe demais, o que é extremamente positivo para a ressurreição do futebol celeste, já são três semi-finais consecutivas em três anos: em 2009 e 2011 times uruguaios nas semi-finais de Libertadores, e no Mundial de 2010, uma semi-final que não acontecia havia 40 anos. Repito: algo muito bom está acontecendo no futebol uruguaio.
Vamos aos confrontos, seguindo o já estabelecido padrão:
- Santos x Cerro Porteño
- Peñarol x Vélez Sarsfield
Será inesquecível.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Libertadores se afunila
Para começar, este blogueiro começa fazendo um balanço dos confrontos das oitavas-de-final da Libetadores por ele projetado:
Dos 8 confrontos, acertei 4 dos classificados. Errei duas zebras e dois confrontos imprevisíveis. É impressionante como os times brasileiros não sabem jogar Libertadores. O jogo só acaba quando termina e a maioria esmagadora não sabe disso. Quando surge um time com talento abaixo da crítica mas que joga como "gente grande" os times brasileiros, mesmo com talento mediano ou até acima tremem. Isso também pode simbolizar a decadência do futebol brasileiro há tanto tempo neste espaço observado.
Vai começar as quartas-de-final e, para manter minha fama de sistêmico, farei do mesmo jeito das oitavas a análise:
A Libertadores se afunila e vai ficando cada vez mais emocionante. Temos ainda na disputa um time brasileiro, um time colombiano, um time mexicano, um time argentino, um time uruguaio, um time chileno e dois paraguaios. Se os dois times paraguaios passarem, se enfrentarão na semi-final. Temos 7 países disputando a taça da competição mais difícil e charmosa do mundo. Que seja inesquecível.
Dos 8 confrontos, acertei 4 dos classificados. Errei duas zebras e dois confrontos imprevisíveis. É impressionante como os times brasileiros não sabem jogar Libertadores. O jogo só acaba quando termina e a maioria esmagadora não sabe disso. Quando surge um time com talento abaixo da crítica mas que joga como "gente grande" os times brasileiros, mesmo com talento mediano ou até acima tremem. Isso também pode simbolizar a decadência do futebol brasileiro há tanto tempo neste espaço observado.
Vai começar as quartas-de-final e, para manter minha fama de sistêmico, farei do mesmo jeito das oitavas a análise:
- Once Caldas x Santos:
- Jaguares x Cerro Porteño:
- Libertad x Vélez Sarsfield:
- Peñarol x Universidad Católica:
A Libertadores se afunila e vai ficando cada vez mais emocionante. Temos ainda na disputa um time brasileiro, um time colombiano, um time mexicano, um time argentino, um time uruguaio, um time chileno e dois paraguaios. Se os dois times paraguaios passarem, se enfrentarão na semi-final. Temos 7 países disputando a taça da competição mais difícil e charmosa do mundo. Que seja inesquecível.
Assinar:
Postagens (Atom)