Futebol Randômico

Futebol Randômico
A necessidade de um "blá-blá-blá" com futebol

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Libertadores se afunila

Para começar, este blogueiro começa fazendo um balanço dos confrontos das oitavas-de-final da Libetadores por ele projetado:

Dos 8 confrontos, acertei 4 dos classificados. Errei duas zebras e dois confrontos imprevisíveis. É impressionante como os times brasileiros não sabem jogar Libertadores. O jogo só acaba quando termina e a maioria esmagadora não sabe disso. Quando surge um time com talento abaixo da crítica mas que joga como "gente grande" os times brasileiros, mesmo com talento mediano ou até acima tremem. Isso também pode simbolizar a decadência do futebol brasileiro há tanto tempo neste espaço observado.

Vai começar as quartas-de-final e, para manter minha fama de sistêmico, farei do mesmo jeito das oitavas a análise:

  • Once Caldas x Santos:
O time colombiano jogará apenas por uma bola mais do que nunca, se fechará e tentará ganhar essa vaga na manha. Considero que o Once Caldas sai na frente no confronto sem nem ter jogado. E é por isso mesmo: ontem jogou pelo campeonato colombiano sem 6 titulares, enquanto o Santos dá demasiada importância para algo sem importância, por mera politicagem. Jogou com time titular e já perdeu Ganso por cerca de um mês, ou seja, voltaria apenas numa eventual final. O time está extenuado, o empate na Colômbia (onde o jogo é sempre duro) será um bom resultado, obrigatoriamente, com gols. Vejo um encontro que se equilibrou pela falta de planejamento santista, mas creio que, apesar dos muitos erros, o Santos chegará às semi-finais após 7 anos.
  • Jaguares x Cerro Porteño:
Encontro equilibrado, jogar no México é sempre muito "chato", as viagens são longas, a torcida visitante não comparece muito, os times são bons e descompromissados. O Cerro decide em casa, mas precisa buscar o gol fora e jogar em casa tranquilo, para que não aconteça o que aconteceu com o bom time do Junior Barranquilla. Creio que o Cerro seja favorito pelo compromisso com a competição e a motivação de enfim voltar a disputar uma semi-final e tentar uma "vingança" num possível encontro com o Santos. Creio que dará Cerro, com possibilidade grande de se classificar, novamente, nos pênaltis.
  • Libertad x Vélez Sarsfield:
Dois times que fizeram grandes jogos em casa, mas apenas o Vélez fez um bom jogo na casa do adversário contra a sempre complicada LDU. Ambos os times beliscam a Libertadores faz um certo tempo, são times de chegada e que fazem bons jogos em casa. O mais equilibrado das quartas-de-final, impossível traçar uma previsão muito acurada, mas num chute, creio que o Vélez leva a melhor. Passará quem fizer uma partida fora de casa melhor.
  • Peñarol x Universidad Católica:
Confronto de um bom time contra uma camisa histórica que está se levantando junto com a Celeste Olímpica. A Universidad Católica tem um bom time e o mais importante, está sabendo jogar a Libertadores. Fez duas boas partidas contra o Grêmio e, na minha visão, entra como favorita para seguir na competição. O Peñarol se superou demais contra o Internacional, fez jogos épicos e avançou para as quartas-de-final, fato que não ocorre há anos. Algo de muito bom está acontecendo no futebol uruguaio, aos poucos eles vão retomando seu espaço perdido. O confronto é equilibrado: o Universidad é um time bom e o Peñarol vai com a camisa, tradição e torcida, mas o time consegue ser "apenas encardido". Num chute, digo que o Universidad passa, mas com dificuldades.

A Libertadores se afunila e vai ficando cada vez mais emocionante. Temos ainda na disputa um time brasileiro, um time colombiano, um time mexicano, um time argentino, um time uruguaio, um time chileno e dois paraguaios. Se os dois times paraguaios passarem, se enfrentarão na semi-final. Temos 7 países disputando a taça da competição mais difícil e charmosa do mundo. Que seja inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário