Futebol Randômico

Futebol Randômico
A necessidade de um "blá-blá-blá" com futebol

segunda-feira, 23 de maio de 2011

E começa o campeonato mais sensacional do país

Começou o campeonato mais sensacional do país, o Brasileirão. Competição disputada desde 1959 e que passou por diversas fórmulas (a exemplo de muitos países europeus, que ninguém se engane), apenas a partir de 2003 passou para os pontos corridos, o sistema de disputa que premia o melhor trabalho e que funciona a longo prazo. O que mais nos traz esperança neste tipo de campeontao é que ele mude a mentalidade do futebol brasileiro, nos fazendo evoluir.

Uma prova dessa evolução é que o discurso de que temos 12 times grandes disputando o campeonato está se esvaziando. Nunca acreditei nisto, o mata-mata é enganoso, ele pode destruir bons trabalhos e legitimar trabalhos ruins, como muito tivemos por aqui. Creio que temos, se muito, 5 times disputando, de fato o título.
Estamos construindo uma nova elite constituída por Grêmio, Internacional, São Paulo, Santos e Cruzeiro. Estes times sempre estiveram disputando o campeonato, o resto ganhou quando houveram ou resultados contaminados ou deram sorte. E assim, possivelmente, será constituído nosso campeonato daqui em diante.
Para este campeonato eu divido os times da seguinte forma: lutam para não cair (times que já seriam heróicos por se manter na primeira divisão), limbo (times que não cairão, não serão campeões e não irão para a Libertadores - 2012, talvez belisquem uma Sul-Americana), Sul-Americana (times que podem ir pra Sul-Americana, e que talvez belisquem uma Libertadores), Libertadores (times que podem ir para a Libertadores) e postulantes ao título.

Ontem ocorreu a primeira rodada, minha idéia era postar isso antes dela acontecer, mas não foi possível, mas aí vai.

Lutam para não cair: Avaí, América (MG), Atlético (GO), Bahia, Figueirense e Atlético (PR). Os 4 primeiros aqui citados são os favoritos para tal situação.

Limbo: Ceará, Botafogo (RJ), Atlético (MG). Ainda acrescento o Figueirense e o Atlético (PR), não creio que ambos caiam. Arrisco a dizer que os dois primeiros e os dois últimos citados são favoritos para tal situação.

Sul-Americana: Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Coritiba, corintians, Palmeiras, Santos e Grêmio. Este último eu não colocaria neste grupo, mas diferentes circunstâncias me forçam para tal. O Grêmio está com um time ruim mesmo.

Libertadores e título: Santos, Internacional, Cruzeiro, São Paulo. Este grupo está imprevisível, mas intrínseco um ao outro. Sim, o Santos está em dois grupos diferentes, dependerá do seu futuro na Libertadores deste ano: se campeão, entra na Sul-Americana; se não, entra neste grupo. O Cruzeiro é o menos favorito, pela falta de poder decisivo de seu clube nos últimos tempos, mas é time de chegada. O São Paulo se incluirá, de fato, neste grupo, se resolver crises internas. O Internacional tem um bom time.

Indo na onda que está se propagando, vou me arriscar na posição de cada clube no campeonato. É um mero chute:

1 - São Paulo (se resolver crises internas)
2 - Cruzeiro
3 - Internacional
4 - Palmeiras
5 - Vasco da Gama
6 - Flamengo
7 - Atlético (MG)
8 - corintians
9 - Grêmio
10 - Coritiba
11 - Fluminense
12 - Santos
13 - Atlético (PR)
14 - Botafogo (RJ)
15 - Ceará
16 - Figueirense
17 - Avaí
18 - Atlético (GO)
19 - América (MG)
20 - Bahia

É um chute, errarei em muitas posições, mas no fim do ano faremos um balanço.
Será inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário